De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos e a expectativa de vida saudável, de 65,4 anos. As pessoas têm tido mais preocupação em planejar a esta fase da vida, que está relacionada a aposentadoria. Precisam ser levados em consideração não só os aspectos financeiros, mas também em termos de cuidado com a saúde, que muitas vezes está ligada a questão financeira. Por isso, separamos 3 dicas para você colocar em prática e ter uma aposentadoria mais tranquila quando chegar a sua hora.
Vida social
Mantenha uma vida social ativa, mantenha seus laços de amizade e faça novos. O isolamento social pode levar até a quadros de depressão. Não sabe como manter uma vida social mais ativa? Então bora conferir algumas atividades que podem lhe ajudar com isso.
- Realizar viagens em grupos
- Se engajar em trabalhos voluntários
- Fazer esportes coletivos
- Cursos de temas que lhe interessam
Acompanhamento médico
O bom e velho check-up anual é fundamental para ver como está sua saúde. Nele você consegue saber se tem alguma vitamina faltando, monitorar colesterol, entre outros itens que podem ser corrigidos por uma alimentação saudável (próximo item da nossa lista). É muito importante também realizar exames preventivos, como mamografia e exame de câncer de próstata, doenças identificadas no começo são muito mais fáceis de tratar.
Alimentação
Para finalizar, ter uma alimentação saudável é muito importante na infância, adolescência e na fase adulta e não seria diferente na aposentadoria. Por isso, busque uma dieta equilibrada e, conforme falamos no item anterior, faça seu check-up médico anual para ver se está faltando algum ingrediente na sua alimentação. Se for necessário, o médico indicará suplementos alimentares para você manter a energia para o seu dia a dia.
Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil. Afinal, viver mais e viver bem é o que todo mundo quer.