Plano de Aposentadoria

 

O que é um Plano de Aposentadoria?

Um Plano de Aposentadoria, também chamado plano de previdência, é formado por contribuições da empresa e de seus empregados.

Essas contribuições são depositadas em uma conta individual do plano e aplicadas no mercado financeiro com o objetivo de formar uma poupança para a aposentadoria. Isto é, durante a sua carreira na empresa, o empregado pode programar a formação desta reserva financeira de acordo com a sua necessidade e disponibilidade. Quando chegar a hora da aposentadoria, o saldo acumulado será transformado em um benefício adicional à aposentadoria do INSS.

 

Como funciona o Plano de Aposentadoria administrado pela VWPP?

O Plano de Aposentadoria administrado pela VWPP funciona da seguinte forma:

 

valor patrocinadora

 

A Patrocinadora faz contribuições, considerando percentuais a serem aplicados sobre o salário nominal dos empregados que são denominados Participantes do plano.

 

participante contribuição

 

O Participante, opcionalmente, define o valor das contribuições voluntárias que serão diretamente descontadas da folha de pagamento todos os meses, conforme Regulamento.

 

mercado financeiro

 

Todas as contribuições feitas para o plano são investidas no mercado financeiro de acordo com o Perfil de Investimento escolhido pelo Participante. A rentabilidade líquida obtida é repassada às contas individuais.

 

saldo participante

 

O saldo individual do Participante é resultado da soma das contribuições do Participante e das contribuições da empresa Patrocinadora, rentabilizados de acordo com o seu perfil de investimento, que, no futuro, se transformará em um benefício de aposentadoria.

 

relatório participante

 

Semestralmente, o Participante recebe um extrato para acompanhar o aumento do saldo de sua conta individual. O Participante também pode consultar seu saldo na página da VWPP na intranet ou acessando a área de participante do site www.vwpp.com.br.

beneficio participante

 

Quando o empregado for elegível a um dos benefícios previstos no plano, o saldo individual acumulado determinará o valor do benefício.

 

 

Regulamento Plano de Aposentadoria VWPP Download

 

Cartilha Explicativa do Plano de Aposentadoria VWPP Download

 

 

Regimes de Tributação


Na previdência privada você pode optar por duas formas de tributação do Imposto de Renda: pela tabela regressiva ou pela tabela progressiva. Veja como cada uma pode impactar na evolução de um plano de previdência.

 

regressivo

 

Tabela Regressiva

É vinculada ao tempo da aplicação. Quanto maior for o prazo de acumulação ou quanto mais tempo você permanecer no plano, menor será a alíquota de imposto de renda na hora do resgate ou recebimento da renda.

 

progressivo

 

Tabela Progressiva

É a mesma que determina a alíquota do Imposto de Renda sobre o seu salário. Na prática, o que determina a alíquota sobre o plano de previdência é o valor a ser resgatado ou transformado em renda.

 

 

 

 

 

vwpp regime de tributação

 

 

Simulador de Tributação

Insira abaixo o salário mensal de participação (seus rendimentos) e o valor mensal destinado a contribuição e ao plano de previdência.