Como declarar Previdência Privada no Imposto de Renda 2023?

Submitted by admin on ter, 03/28/2023 - 14:39

O período de declaração do Imposto de Renda 2023 já iniciou. Se você investiu em previdência em 2022, precisa incluir esse investimento na declaração. Os planos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como a VWPP, devem ser declarados na ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código 36 – Previdência Complementar. No campo “Valor Pago”, informe o valor total das contribuições que realizou no ano.


Lembramos que uma das grandes vantagens da previdência privada é que as contribuições realizadas podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda tributável, desde que você tenha escolhido a tabela de modelo completo na hora da declaração.
Caso tenha resgatado o saldo de conta do plano ou já está recebendo benefício de renda mensal, os valores retirados devem ser informados na declaração, de acordo com o tipo de tributação. Se o participante optou pelo regime de tributação progressivo, os saques entrarão na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Se o participante optou pelo regime de tributação regressivo) deverá informar as retiradas na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”.


Declarar a previdência é simples, mas é fundamental realizar a declaração corretamente para evitar problemas com o Fisco, e manter a regularidade do seu CPF.