Cada geração tem um comportamento distinto seja na educação dos filhos, no mercado de trabalho e até no comportamento financeiro. Não é possível dizer qual geração está 100% correta, mas cada uma delas tem boas lições para nos ensinar.
BABY-BOOMERS e Geração X
(nascidos no pós-guerra e entre as décadas de 1960 até 1980)
Apesar de serem duas gerações distintas, os baby-boomers e a Geração X possuem características semelhantes. Prezam pela estabilidade, têm trajetórias lineares e pensam a longo prazo. Graças à sua preocupação com o futuro, as duas gerações estão mais preparadas para a velhice do que as Gerações Y e Z. Então, um pouco de preocupação faz bem.
Geração Y ou Millennials
(nascidos do início da década de 1980 até 1990)
Os Millennials são curiosos, mas não chegaram ainda no auge de suas carreiras, por isso, ganham menos. Mesmo assim poupam e costumam pensar a longo prazo. São abertos às novas tecnologias que surgem no mercado. Também não têm medo de novidades. Isso, aliado ao fato de serem jovens, faz com que assumam mais riscos, e uma boa dose de risco pode ser bom.
Geração Z
(nascidos a partir do fim da década de 1990)
A geração mais nova no mercado de trabalho, eles cresceram no auge do boom tecnológico. São mais conservadores com o dinheiro, porque não querem perder o que têm, e são considerados menos estáveis que os pais. A Geração Z não acredita em fórmulas prontas, uma boa característica para um investidor. Graças à internet, são bem-informados.
Qual das gerações você se encaixa? Independentemente de qual seja, um bom ensinamento é sempre investir no futuro da próxima geração.