O feriado de 1 de maio – Dia do Trabalhador está batendo na porta e 2023 teremos ainda muitos outros feriados que cairão colados no fim de semana. Assim dá até para pensar em viajar, não é mesmo? Para você que quer aproveitar os feriados para viajar, mas sem estourar orçamento, separamos algumas dicas. Mesmo pequenas viagens requerem planejamento e organização financeira. Confira abaixo:
• Escolha hospedagens alternativas
A hospedagem geralmente é o mais caro de qualquer viagem. Se você quer viajar gastando menos, a primeira medida é substituir hotéis por outros tipos de acomodação. Um exemplo são hostels, que além de econômicos tendem a ser ambientes agradáveis em que você pode conhecer pessoas de vários lugares do mundo.
• Avalie onde vai se alimentar
Outro gasto que costuma pesar é a alimentação. Não dá para passar toda a viagem se alimentando mal, mas também vale tentar economizar nesse quesito. A primeira dica é evitar lugares nas ruas principais de regiões mais turísticas. Explore os restaurantes mais simples nas redondezas. Também é interessante procurar por hospedagem com cozinha compartilhada onde você possa fazer sua comida. Assim, você com certeza gastará menos.
• Bagagens pequenas
Levar bagagens menores, as bagagens de mão que vão junto com você no avião também diminuem os gastos em viagens com transporte aéreo. A maioria das companhias tem cobrado dos clientes para despachar malas. Além disso, você pode evitar possíveis transtorno como extravio de malas.
• Compre os passeios antes da data da viagem
Se você já sabe os locais que vai visitar, procure comprar os ingressos antes da data da viagem. Muitos parques, museus e outras atrações vendem convites antecipados pela internet, pelo mesmo valor que no guichê do local.
Melhor ainda se for parcelado sem juros. Dessa forma, é possível comprar uma quantidade maior de passeios e deixar tudo quitado antes mesmo da viagem.
• Converse com moradores locais
Em qualquer viagem a pesquisa é fundamental. A melhor fonte de informação, muitas vezes, pode ser os moradores locais. Quando estiver no seu destino, não esqueça de conversar com quem vive por lá. Dessa forma pode conseguir boas dicas, como um restaurante com bom custo-benefício, uma atração gratuita que não está nos guias, algo que é propagandeado como um passeio incrível e na verdade não vale tanto assim.
• Carona compartilhada
Outra maneira de economizar é a carona compartilhada, que você pode dividir com outra pessoa. E existem aplicativos que organizam essas caronas para você.
Agora que você já recebeu essas dicas pode ir viajar tranquilo e aproveitar o seu feriado. Se curtiu o conteúdo compartilhe com outras pessoas.