5 golpes financeiros muito comuns

Submitted by admin on qua, 03/22/2023 - 12:11

De acordo com o Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisas (Cecop), cada vez mais tem aumentado o número de vítimas de golpes financeiros. Desde a pandemia observou-se aumento de 44%, sendo a maioria das vítimas pessoas acima de 60 anos e homens. Trouxemos os golpes mais comuns atualmente e algumas dicas de como se prevenir.

1.Golpe do falso funcionário: o fraudador entra em contato e diz que é funcionário de algum banco ou empresa. O criminoso solicita seus dados e, após isso, realiza transações em seu nome.

Como evitar: a primeira coisa a ser feita nesses casos é verificar a origem das ligações e mensagens recebidas que possuem solicitação de dados. Antes de mais nada, porém, é preciso que você saiba que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão. Portanto, caso ocorra uma ligação desse tipo, a recomendação é de que você desligue e, de outro telefone, entre em contato com o seu banco ou empresa envolvida na trama para poder esclarecer todos os pontos dessa história.

2.    Pescaria digital: geralmente ocorre por meio de e-mails falsos que induzem a clicar em links suspeitos. Há também casos de páginas falsas na internet para roubar dados pessoais.

Como evitar: sempre se certifique de que o endereço da página de internet está certo. Para não correr riscos, não clique em links duvidosos. Em vez disso, digite o endereço no navegador. Cuide também para nunca acessar links ou anexos de e-mails suspeitos. Além disso, é recomendável manter o seu sistema de antivírus sempre em dia. Outra dica é optar por fazer compras online, sempre por sites conhecidos, e não repassar a outra pessoa nenhum código fornecido por SMS ou imagem de um QR Code enviado para autenticar alguma operação.

3.    Falso motoboy: Neste caso, um funcionário do banco diz que seu cartão foi clonado e recomenda cortá-lo, pede sua senha e busca o cartão para uma suposta “perícia”. Geralmente, o chip fica intacto, o que possibilita o golpista realizar transações.

Como evitar: fique atento e, se possível, espalhe essa informação para quem o cerca. Nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa para retirá-lo na casa do cliente. Sabendo disso, caso se depare com essa tentativa de golpe, desligue o telefone e ligue, de outro aparelho, para o banco, para tirar qualquer dúvida se há ou não algum tipo de irregularidade com o seu cartão.
 
4.    WhatsApp: os fraudadores clonam a sua conta de WhatsApp. Os criminosos enviam mensagens para os seus contatos para pedir dinheiro emprestado.

Como evitar: a melhor forma para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no app, a opção de "Verificação em duas etapas". Para isso, entre em Configuração/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. Dessa maneira, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app. Essa senha, é claro, não deve ser enviada para outras pessoas ou digitadas em links recebidos.
 
5.    Delivery: o entregador apresenta uma maquininha com a tela danificada. Após o pagamento, a vítima percebe que o pagamento teve um valor alto.

Como evitar: busque sempre checar o preço cobrado no visor da maquininha e nunca deve aceitar maquininhas onde os valores que são cobrados não estejam visíveis. Se possível, faça o pagamento via aplicativo e não no momento da entrega.

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