6 frases etarista para se evitar

Submitted by admin on qui, 04/06/2023 - 14:15

Em uma sociedade que busca cada vez mais mecanismos para disfarçar o envelhecimento, o etarismo tem sido cada vez mais discutido. O termo surgiu em 1969, cunhado por Robert Butler. Mas, afinal, o que é etarismo? Em resumo, é o preconceito com base em estereótipos de idade. Mas isso não significa que apenas idosos sejam as vítimas desse tipo de preconceito, embora sejam as pessoas mais afetadas. Todo mundo em algum momento formou opiniões sobre uma pessoa levando em consideração a idade. De acordo com o relatório Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado em 57 países, uma a cada duas pessoas já praticou ações discriminatórias por idade. Este tipo de discriminação tem consequências sérias, como a piora na saúde mental e física, isolamento social, entre outros danos mais graves.


A realidade é que ninguém é jovem para sempre e o etarismo é tão naturalizado na sociedade, e com tão pouco questionamento, que todo mundo pode enfrentá-lo em algum momento da vida. Principalmente levando em consideração que a expectativa de vida no Brasil, que segundo a OMS, é de 76 anos, e a expectativa de vida saudável, de 65 anos. Importante pensar que cada pessoa tem seu projeto de vida individual e não deve ser limitado pela idade. Por isso, separamos algumas frases para evitar pronunciar:

1.    Você deve ter sido muito bonito (a) ou ela (ele) é muito bonita (o) para sua a idade.
Parece um elogio, mas na verdade, o que fica nas entrelinhas é que a pessoa não ser jovem, até que é bonita (o). Isso sugere a beleza só existe na juventude e não em todas as etapas da vida. Por que não dizer apenas “você é tão bonita (o)?


2.    Você não tem mais idade para usar isso
Este aqui está quase sempre associado a roupas mais curtas, ou ditas joviais, mas existe idade limite para usar saias curtas, biquínis, shortinhos, bermudas ou tênis coloridos? Claro que não! Todas as pessoas têm direito de se vestir da forma que acharem melhor, não importa a idade que tenham.

 

3.     “Ela poderia ser a mãe dele.”
Acredite, se duas pessoas escolhem namorar, casar ou mesmo ter um relacionamento casual, é porque há sintonia entre eles e a idade é o que menos importa. Importante: ela não é a mãe dele!


4.    Não casou ainda com essa idade?
A sociedade impõe um prazo para mulheres, que elas devem casar e ter filhos até os 30 anos. Não levando em consideração que muitas mulheres não querem casar, não querem ter filhos e algumas desejam fazer isso depois dos 30, 40 ou 50 anos. Não existe prazo de validade e sim escolhas pessoais.

 

5.    Você tem um coração jovem
Geralmente se quer dizer que é uma pessoa alegre, divertida, ágil, mas por que não dizer com essas palavras?

 

6.    Ele (a) não entende dessas coisas, pois já está velho(a)
Não existe idade limite para ter novos interesses, ou para entender de algo considerado jovem. Pessoas mais velhas usam redes sociais, gostam de tecnologia, estudam, assim como pessoas jovens podem não se interessar por nada disso.

Independente das frases acima, a psicóloga e hipnoterapeuta Sabrina Amaral resume bem a melhor maneira de lidarmos com estas situações “Precisamos nos libertar de comportamentos que definem um padrão de juventude ou velhice, como gostar de dançar, namorar, encontrar os amigos, viajar, mudar de carreira, conhecer pessoas... nada disso é exclusividade da juventude. As pessoas têm o direito de fazer o que querem para se sentirem felizes em qualquer idade”

Compartilhe este post para que outras pessoas também acessem e debatam esse assunto.