Também conhecido como inflação do aluguel, o IGP-M trata-se de um importante indicador econômico que, além de afetar o seu custo de vida, pode impactar os seus investimentos.
Texto: A inflação do aluguel, o IGP-M trata-se de um importante indicador econômico que, além de afetar o seu custo de vida, pode impactar os seus investimentos. Também conhecido como a inflação do aluguel, é um índice brasileiro de inflação responsável por medir a variação de preços na economia.
Ele é calculado mensalmente pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV. O IGP-M é um desdobramento do Índice Geral de Preços (IGP), criado em 1947 pela mesma FGV, dedicado a registrar as variações de preços de matérias-primas agropecuárias e industriais, de produtos intermediários e de bens.
O cálculo do IGP-M considera três variáveis:
• IPA, Índice de Preços ao Produtor Amplo: responsável por monitorar as variações de preços de produtos agropecuários e industriais em comercializações que acontecem antes da venda ao consumidor final. e corresponde a 60%;
• IPC, Índice de Preços ao Consumidor - Mercado: avalia os preços dos setores com maior impacto no poder de compra do consumidor, como alimentação e saúde, equivale a 30% do valor do IGP-M;
• INCC-M, Índice Nacional de Custo de Construção: avalia o custo de construção de habitações no país, incluindo materiais e mão de obra, e é responsável por 10% do IGP-M.
O peso de cada índice utilizado, com diferentes variações de preço por mês, resulta no índice final do IGP-M.
Embora o IGP-M não seja um índice próximo do mercado, já que tem boa parte de seu peso atrelado aos custos de produção, esse índice pode ter sim um impacto direto no bolso das pessoas. O IGP-M acumulado de 12 meses, por exemplo,é comumente utilizado como indicador para reajustes nos valores de aluguel.