Problemas financeiros acabam afetando a nossa saúde mental. Você já perdeu o sono pensando em dinheiro ou gastou horas do seu dia bolando estratégias para o seu salário durar até o fim do mês? Esses são alguns sinais de uma vida financeira desestabilizada, que pode gerar sentimentos como estresse e ansiedade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com mais casos de depressão e o mais ansioso do planeta, e uma das principais causas é o desequilíbrio financeiro. Como mudar esse cenário? Separamos algumas dicas para você se organizar.
1. Saiba quanto você ganha e quanto gasta: conhecer o seu orçamento é o básico para manter uma relação saudável com o dinheiro. O primeiro passo para conseguir ter as contas em dia é assegurar que a relação entre aquilo que você gasta com o que ganha não seja motivo de surpresas. Ou seja, você não pode gastar mais do que ganha (atenção com o uso do cartão de crédito!).
2. Tenha metas e objetivos: estabelecer metas é uma ótima ideia para conseguir alcançar seus objetivos com mais facilidade. Elas ajudam a torná-los mais factíveis e tem uma visão mais clara de quando chegará lá. Comece hoje! Quanto antes começar, menor será o esforço mensal necessário para atingir seus objetivos e realizar seus sonhos.
3. Livre-se da inadimplência: antes de tudo, zere suas dívidas. Caso tenha débitos com bancos, procure primeiro pagar todos eles. Os juros que você paga são maiores do que qualquer investimento que se possa fazer no mercado financeiro. Depois, aí sim, comece a planejar seus investimentos previdenciários.