Início de ano, clima de renovação, inclusive financeira. Se você está se perguntando se existe alguma fórmula especial ou se vamos passar algum tipo de mágica, infelizmente teremos que te desapontar, pois a palavra estratégica para um começo de ano com tudo em dia é: PLANEJAMENTO. Sei que ao ler é fácil imaginar uma estrutura de contas, dívidas e pagamentos estabelecidos em tabelas, mas na prática não funciona bem assim, não é? Por isso, vamos tentar tratar do assunto da maneira mais prática possível para que todos possam começar 2023 com o pé direito e com as finanças cabendo no bolso.
Falando em planejamento, a primeira coisa é entender a importância de fazer um orçamento anual, afinal, tudo gira em torno de um calendário e, se algum imprevisto nos pega de surpresa e não tempos um planejamento estratégico, nosso orçamento pode desaparecer e se transformar em dívidas em questão de segundos.
-
Aprenda sobre planejamento financeiro: o planejamento financeiro nada mais é do que saber o quanto se ganha e se gasta, sendo bem realista, e colocando no papel todas as suas receitas, seus gastos, metas financeiras, possíveis imprevistos que possam surgir, listar suas dívidas (lembre-se de sempre tentar renegociar elas), montar uma reserva de emergência e, principalmente, cuidar para não entrar no vermelho estourando limites de cartões ou no rotativo do cheque especial. Tanto o cheque especial quanto o cartão de crédito não fazem parte do seu salário. Após mapear todas essas variáveis, é recomendado realizar um orçamento anual!
-
Observe seu consumo: uma simples visão geral de suas receitas e despesas mensais não é suficiente se você deseja gerenciar suas finanças. Depois disso, você precisa controlar suas despesas. Afinal, seus hábitos financeiros acontecem todos os dias e tornam a gestão financeira mais fácil ou mais difícil. O registro das despesas diárias é, portanto, uma estratégia essencial para identificar os gargalos de consumo e controlar as escolhas.
-
Invista no seu futuro: de nada adianta você seguir todas as sugestões se não souber o que fazer com o dinheiro que sobra todo mês, certo? Então, siga estas dicas simples para aumentar o seu bem estar financeiro. Isto não quer dizer que você vai deixar de consumir. Ao contrário, o seu consumo será consciente e planejado. A gestão financeira de hoje ajuda a aumentar o equilíbrio e a tranquilidade no futuro. E não esqueça, investir e acompanhar o seu plano de previdência faz parte desta gestão!
Seguindo nossas dicas, você já estará muito mais perto de evitar perrengues financeiros e viver uma vida mais tranquila e próspera no longo prazo.