De acordo com o Banco Central, as projeções para a Selic permanecem estáveis. A taxa irá terminar 2022 em 13,75%. Além disso, segundo Copom (Comitê de Política Monetária) o percentual não deverá ter alterações no início do próximo ano. A queda da taxa provavelmente ficará só para o 2º semestre de 2023.
Para quem não sabe, a Selic é a taxa básica de juros da economia, referência para o cálculo da maioria dos juros de mercado. Quando a taxa aumenta, as opções de crédito encarecem. No entanto, quando diminui, as despesas dos bancos e das financeiras ficam menores, o que possibilita uma oferta de crédito mais barata no mercado.
Você pode estar se perguntando: qual é o impacto disso na minha vida? A questão é que a alta dos juros faz o crédito ficar mais caro. Para te emprestar dinheiro, os Bancos ou empresas financeiras se baseiam nessa taxa para definirem os juros de empréstimo, por exemplo. Aliás, fique atento: em tempos de crise é difícil para a maioria das pessoas não precisar recorrer a esses recursos, mas evite ao máximo sempre que possível.